Minha lista de blogs

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

A MALDIÇÃO DE NARCISO (SETEMBRO 2022)

Imagem gerada por IA

TEMA

Antes do pensamento racional e criterioso e do método científico, o mundo era povoado por mitos, um sistema de crenças que ilustrava ou até mesmo buscava explicar as questões mais constantes, presentes no cotidiano da humanidade. A riqueza da mitologia grega, a mais difundida no ocidente, sobreviveu até hoje, por meio de narrativas fantásticas, cheias de simbolismo, que intrigam e fascinam crianças e adultos. Entre essas histórias, uma das mais célebres é a do jovem Narciso, cuja influência é tão forte que criou o termo “narcisismo” usado pela psicologia e tão comentado atualmente. Isso sem falar na flor, que também leva seu nome. Foi pensando nesse mito, que eu resolvi recontar essa história, mas não resisti à tentação de fazer algumas alterações no seu desfecho, provocando uma pequena releitura a respeito da vaidade exacerbada.  

SINOPSE

Narciso é um jovem de beleza inigualável, por isso motivo de assunto, principalmente entre as moças, por toda a região. Acontece que esse presente divino veio acompanhado de uma vaidade sem limites. A decisão por priorizar a beleza física diante de qualquer outro valor humano, transformou o formoso jovem em uma pessoa arrogante. A pobre mãe, preocupada com o futuro do filho por causa de tal comportamento, recorre ao oráculo buscando por algum esclarecimento. Perante uma resposta estarrecedora, ela se dá conta de que seu filho caminha para um terrível desfecho. Poderá Narciso mudar o próprio destino? O que pode haver de tão terrível em seu futuro? Lei esta adaptação para o cordel em busca de respostas e se delicie com um dos mais famosos mitos gregos.

A beleza é mesmo um dom,

Não é fácil de negar.

Quando ela sai do tom,

Acaba por soçobrar,

Pois não traz nada de bom

Pra poder acrescentar.

 

No momento em que a beleza

Transforma-se em vaidade,

Nega a pura natureza

E vira futilidade.

Perde o status de grandeza

Pra virar mediocridade.

 

Preste atenção nessa história

Que eu irei te descrever,

Vou buscar lá na memória

Para que possa entender.

Beleza que só quer glória,

Termina por padecer.

 

Muito tempo vou voltar

Ao berço da narrativa.

Espero te emocionar,

A história é reflexiva.                                                                           

Tanta gente vai ficar

Depois dela, pensativa.

 

A distante Grécia Antiga,

O destino da viagem.

Meu amigo, minha amiga,

Venho pedindo passagem.

Sem descanso e sem fadiga

Pra buscar a personagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A MALDIÇÃO DE NARCISO (SETEMBRO 2022)

Imagem gerada por IA TEMA Antes do pensamento racional e criterioso e do método científico, o mundo era povoado por mitos, um sistema de cre...