Minha lista de blogs

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

FAZENDEIRO JEREMIAS E A PROFECIA DO BOI TUFÃO (JULHO 2025)


 TEMA

        As profecias sempre desempenharam um papel de destaque na história do homem. Presentes desde os tempos mais remotos, baseadas na previsão do futuro com base no cumprimento do destino, elas alcançaram todas as culturas, em todos os cantos do globo. Seu clima místico atingiu às mais diversas crenças, inclusive encontram-se diversos registros na bíblia. A ideia principal gira em torno de que o destino de cada homem já foi escrito e, portanto, torna-se inevitável. Aliada a esse misticismo, vem a figura da cigana, sempre envolta nessa espécie de aura, tomada como clarividente, associada às práticas como a quiromancia e outras mais. Que tal tudo isso tendo o sertão baiano como pano de fundo? Foi daí que nasceu esse cordel como uma adaptação da música “Boi Tufão” composta por Jerônimo Divino Tomaz (Crioulo).

SINOPSE

No sertão da Bahia, no ano de 1900, aconteceu a chegada de uma renomada cigana que viera da Europa. Ana Maria, como era conhecida, era muito famosa por nunca ter errado uma sequer das previsões que fizera. Curioso por saber de seu futuro, o fazendeiro Jeremias, o mais poderoso e rico daquela região, marca uma consulta com ela. A profecia feita pela cigana atinge, como uma bomba, o coração orgulhoso daquele homem que, num primeiro momento recusa-se a acreditar no que ouve, porém, mais tarde, resolve provar, para o mundo e para si mesmo, que é possível mudar o destino. Com uma decisão muito difícil para tomar, o fazendeiro faz uma escolha dolorosa a fim de garantir o futuro de alguém muito querido. Contudo, sua decisão cobrará um preço muito caro por isso. Poderá, enfim, Jeremias, subjugar o destino? Não perca essa emocionante história.


Há muitos e muitos séculos
Que nem consigo contar,
Para as bandas lá da Grécia
Todos ouviam falar
Que das garras do destino
Ninguém consegue escapar.

Uma famosa tragédia
Chamada Édipo Rei,
Que se passou lá em Tebas. 
Outro dia contarei,
É um bom exemplo disso.
Agora que me lembrei.

Mas vamos deixar a Grécia
E também o seu passado.
Voltemos cá pro Brasil,
Onde estou acostumado
Para vos contar um caso
Que ficou muito afamado.

Milhares de léguas longe, 
Cá no sertão nordestino.
No estado da Bahia,
Conta-se que um menino
Lá por mil e novecentos
Encontrou o seu destino.

Seu pai era muito rico,
Importante fazendeiro:
Jeremias, o seu nome,
Homem de muito dinheiro
E por todos conhecido
Naquele sertão inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAZENDEIRO JEREMIAS E A PROFECIA DO BOI TUFÃO (JULHO 2025)

 TEMA           As profecias sempre desempenharam um papel de destaque na história do homem. Presentes desde os tempos mais remotos, baseada...