![]() |
Capa obtida por IA |
TEMA
Quem nunca ouviu o ditado “A curiosidade matou o gato”? Segundo algumas fontes, a origem do ditado veio da Inglaterra e, em um primeiro momento era “A preocupação matou o gato”. Com o tempo, a preocupação foi trocada pela curiosidade. E é com base nesse ditado, o qual explora as consequências da curiosidade desmedida, que surgiu esse cordel cujo autor buscou inspiração em algumas histórias como o famoso e emblemático mito grego da Caixa de Pandora e do conto “A caixa” de Richard Matheson, que virou um filme escrito e dirigido por Richard Kelly. Aliás, o cinema está repleto de filmes com esse argumento. Tomando como ponto de partida, a curiosidade, que acaba por abrir um artefato que não deveria ser aberto, libertando um mal que estava aprisionado, surgiu esse cordel, com o diferencial de quebrar a estrutura narrativa tradicional e tendo o conflito como início.
SINOPSE
Três irmãos dispostos a viver uma grande aventura; uma cabana isolada no meio da floresta; um senhor já idoso de hábitos muito duvidosos e que vive de forma isolada, mantendo o mínimo de contato com a sociedade; um baú cujo conteúdo secreto, de acordo com os moradores do vilarejo mais próximo, deve guardar um preciosíssimo tesouro. Todos esses elementos juntos formam esse suspense que pretende prender o leitor do começo ao fim. O que haverá de tão valioso dentro de tal artefato? Seu interior guarda a resposta que mudará para sempre o destino dos três rapazes.
Tive o prazer de revisar e diagramar esse cordel. Uma narrativa diferente das tramas da maioria dos cordéis. Desde a primeira estrofe o suspense já se mostra predominante. O leitor não se arrependerá de adquirir. E provavelmente lerá algumas vezes pois a trama e o suspense são intensos.
ResponderExcluir