Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de setembro de 2025

A SEMENTE DA VERDADE (JUNHO 2025)

Imagem gerada por IA 

 

TEMA

            São inúmeras as lições de sabedorias contidas nas mais diversas tradições ao redor do mundo por meio de seus contos de origem popular. Tendo como berço a tradição oral e, por isso, de autoria desconhecida. Séculos mais tarde, quando surge o movimento de registrar no papel tais histórias para que elas não desapareçam essas narrativas viajaram pelo tempo, chegando até os nossos dias, algumas um pouco modificadas, outras já nem tanto, inclusive podendo ser encontradas em versões diferentes. Mas não foi somente uma viagem temporal, pois elas também atravessaram o oceano, vindas de culturas milenares como Japão, China e Índia, do longínquo oriente e hoje estão presentes em todos os cantos do planeta. Essa narrativa surgiu da vontade de resgatar uma dessas histórias, que não se trata de uma história infantil, mas um conto chinês que serve para a toda a família refletir sobre a questão da ética.

 SINOPSE

                 Em um reino tomado pela paz e pela harmonia, vive um imperador muito sábio e muito querido por todo o povo por ser considerado um homem bastante justo e ponderado em suas decisões. Depois de muito tempo no comando do reino, ele já começa a se sentir muito velho e sem o vigor de antes para liderar o seu povo. Como dedicou sua vida inteira ao serviço de todos, acabou optando por não casar nem formar uma família, portanto, agora idoso, não possui um descendente para ocupar o trono e seguir o seu caminho. Diante do urgente problema, reúne o seu conselho para comunicar a sua decisão antes de torná-la pública: irá submeter a um teste todos os jovens do reino que desejem o trono, portanto, seu comunicado dever ser levado aos quatro cantos do reino, sem exceção. Que espécie de teste aguarda os jovens? Como ele pode determinar quem está apto a ser um grande imperador? Não perca essa bela história.

 

A história que eu vou contar
Não foi criada por mim.
Nasceu pra lá do Oriente,
Em terras que não têm fim.
Foi há milhares de anos
E começa bem assim:
 
Lá para o lado dos campos,
Em uma casa modesta,
Vivia humilde família
E por sinal muito honesta.
Trabalhava na lavoura,
Muito próximo à floresta.
 
Propriedade pequena,
Com muito para fazer:
Cuidando da plantação
Para ter o que colher.
Todos ali ajudavam,
Pois assim tinha de ser.
 
Cada qual com sua parte,
Sem ninguém sair do trilho,
Inclusive uma criança,
Que era o mais novo filho,
Admirado por todos
Como um garoto de brilho.
 
Todo mundo já notara
Que o referido menino
Demonstrava seu talento
Desde muito pequenino:
Nasceu pra mexer na terra,
Era esse o seu destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A SEMENTE DA VERDADE (JUNHO 2025)

Imagem gerada por IA    TEMA                São inúmeras as lições de sabedorias contidas nas mais diversas tradições ao redor do mundo po...